A construção de uma barragem mudou a vida da pacata Siderópolis. A Barragem do Rio São Bento, como é chamada, é responsável pelo abastecimento de centenas de milhares de pessoas e contribui com uma beleza ímpar ao município.

Ela que é um dos pontos turísticos da cidade, será o ponto inicial de nossa aventura: A conquista das Pedras do Castelo e também a Gruta da Serrinha.

As Pedras do Castelo receberam esse nome de um antigo morador devido a semelhança que as 5 pedras tinham com as torres de um castelo. Com o passar dos anos, 2 rochas foram dinamitadas, para a construção de casas, mourões, etc. Uma das rochas lembra muito a cabeça de uma tartaruga, sendo possível com cuidado e responsabilidade subir nela e ter uma visão maravilhosa da barragem.

Após registrar em fotos e nas pupilas a beleza desse local, caminharemos mais um pouco até a Gruta da Serrinha. Uma fenda esculpida pela natureza em uma rocha, que em 1954 ganhou o nome em homenagem de gruta de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Virgem Maria.

A trilha inicia em terreno acidentado (uma estrada bem precária) com pouco aclive e declives. Cerca de 8 km é percorrido nessa estrada até chegar ao ponto em que começa a subir, ainda em estrada aberta. Em seguida é adentrado em mata fechada até o local onde ficam as pedras. O terreno é argila e bem liso. De lá, ainda pela mata, subimos mais um pouco até chegarmos a gruta.

 

Importante: Menores de 18 anos somente acompanhado pelos pais/responsáveis. Menores de 14 anos, não poderão realizar a trilha.

Por se tratar de atividade na natureza, há risco de animais peçonhentos, portanto o uso de equipamentos de segurança, se orientação do condutor, é obrigatório.

Ao efetuar a inscrição você esta cedendo direito de imagem para eventuais divulgações em mídias sociais.

A permissão e os cuidados necessários para a realização das atividades constam nas SES Nº 258 de 21 de abril de 2020Portaria SES nº 275/2020.

Enquanto perdurar a situação do COVID 19, as trilhas poderão ser postergadas.

Uso de máscaras é obrigatório.

Compartilhe:
1

8h00: Encontro

Encontro na Prança Central de Nova Veneza SC.
2

8h25: Chegada

Chegada no local da atividade. Início das instruções.
3

9:00h: Início da trilha

Inicia-se a atividade.
4

15:00h: Retorno

Fim da atividade
Compartilhe:
  • Água para o seu consumo, lanche, medicamentos de uso pessoal.
  • Roupa e calçado confortável de preferência de pernas e mangas compridas.
  • Se desejar, uma muda de roupa extra e um calçado extra para trocar no final da trilha.
  • Mochila de tamanho suficiente para levar seus pertences pessoais.
  • Sacolinha plástica para proteção de celular, máquina fotográfica em caso de chuva.
  • Repelente, protetor solar, sacola para retornar com o lixo produzido.
  • Espírito de aventura e companheirismo.
Compartilhe:

Comentários sobre o destino

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário