Falar de Nova Veneza para nós é muito fácil, afinal são nossos vizinhos queridos (ficam a 25km de Criciúma). O município é extremamente aconchegante, charmoso, cheio de cores e sabores. Um pedacinho da Itália no Brasil, pois foi colonizada por italianos do norte e hoje, a maioria dos habitantes ainda é composta de descendentes destes italianos.

A cidade pulsa a cultura italiana na arquitetura, na culinária, nos costumes, nas tradições, músicas e eventos.

A cidade é pequena e serena.

No nosso receptivo te levaremos por pontos históricos da cidade, começando pelo pórtico de entrada da cidade e o Monumento dos Imigrantes. Erguida em pedra basalto, a estrutura conta com o Leão de São Marcos, representando Veneza; um caldeirão de ferro, que simboliza o trabalho; e bandeiras que oficializam a união entre as duas nações.

Iremos conhecer também as centenárias Casas de Pedra erguidas em barro e pedra ferro no final do século 19, que demoraram 14 anos para ficarem prontas.

A Vinícola Borgo foi inspirada na cidade de Bergamo, à origem da família, e foi erguida um castelo com tijolos de 1891, vindos com os imigrantes italianos. Ali são produzidos vinhos, geléias, cachaças e licores.

Passaremos pela praça Humberto Bortoluzzi que é a praça principal da cidade e possui o nome do primeiro brasileiro filho de imigrantes italianos a nascer na região sul catarinense.

É aqui que se encontra a tão famosa Gôndola Lucille, símbolo do elo que o município tem com o país de origem dos imigrantes. É uma embarcação legítima, que já percorreu os canais de Veneza no passado. Apenas quatro gôndolas originais foram doadas pelo governo italiano.

Alem da Gôndola, temos a poucos passos de distância, a ponte dos namorados, um centro comercial para compra de lembrancinhas, o melhor sorvete do sul do mundo, uma roda d’água e embaixo dela uma lista com os sobrenomes das famílias italianas que participaram da colonização desse território, casarões antigos, o Museu do Imigrante, a Paroquia e restaurantes.

Enfim, montamos um roteiro ao gosto do cliente. Nele podem estar inclusos lugares para comer, turismo religioso, turismo arquitetônico, turismo histórico cultural, turismo ecológico (Nova Veneza possui lindas cachoeiras), turismo rural… Te ajudamos com dicas de hospedagem e locomoção. Entre em contato para maiores informações que personalizamos seu roteiro.

Compartilhe:
1

8h30: Encontro

Encontro no local previamente combinado.
2

8h45: Chegada

Chegada no local da atividade. Início das instruções.
3

9h: Início da trilha

Inicia-se a atividade.
4

15h: Retorno

Fim da atividade
Compartilhe:

Compartilhe:

Comentários sobre o destino

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário