O Pico do Tabuleiro tem 1240 metros de altitude e é o ponto mais alto da Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, que pertence à região da Grande Florianópolis. Acessado através de uma trilha extensa e muito íngreme, com longas  subidas e descidas acentuadas, além do desnível de mais de 1000m que exigem um bom condicionamento físico e muscular.

A trilha do Pico do Tabuleiro é indicada para trilheiros com bom condicionamento físico e que já tenham tido experiências em outras trilhas, já que o nível de dificuldade é de médio a alto.

O início da trilha é mais inclinado que o restante, o que logo exige um pouco de fôlego ja na largada. Passa por um banhado e um riacho e segue esse ritmo até os 2,5 quilômetros de subida.

A partir dos 600 metros de altitude, a trilha se torna menos inclinada, mas de uma subida constante. Esse trecho cruzará por uma mata repleta de bambus – em predominância o bambu-amarelo ou bambuzinho de jardim – com folhas pequenas e finas. Porém essa planta atinge alturas consideráveis e termina por bloquear a trilha em diversos momentos. Vestir calças e uma camiseta de manga longa é fundamental para evitar arranhões e dar mais conforto na caminhada.

O trecho final da trilha do Pico do Tabuleiro é uma curta e íngreme escalaminhada entre a mata com solo bastante úmido, entre raízes e pedras. Por fim, a mata se abre em campos de altitude e já é possível aproveitar a bela paisagem do ponto mais alto da Grande Florianópolis.

No topo do Pico do Tabuleiro a vegetação é rasa – tipicamente campo de altitude. Mas o solo acumula muita água e se torna uma espécie de charco, com diversas poças em alguns lugares. O ponto mais alto desse pequeno planalto fica a exatos 500 metros após a mata se abrir. É uma caminhada gostosa e praticamente plana sobre o teto da Serra do Tabuleiro.

Essa aventura pode ser realizada através de um hiking (bate e volta no mesmo dia) ou podemos fazer um lindo trekking acampando e aproveitando o máximo possível deste maravilhoso local.

Bora se Aventurar?

 

Permita-se viver essa experiência!

Importante: Por se tratar de atividade na natureza, há risco de animais peçonhentos, portanto, o uso de equipamentos de segurança, se orientado pelo condutor, é obrigatório.

Por se tratar de atividade ao ar livre, algumas condições climáticas podem não ser favoráveis a execução do passeio.

Para cancelamentos, seguem as regras descritas aqui: https://soultrip.com.br/politica-de-cancelamento/

Ao efetuar a inscrição, você está cedendo direito de imagem para eventuais divulgações em mídias sociais.

A permissão e os cuidados necessários para a realização das atividades constam nas SES Nº 258 de 21 de abril de 2020 e  Portaria SES nº 275/2020 e decreto Nº 630, de 1º junho de 2020.

Enquanto perdurar a situação do COVID 19, as atividades poderão ser postergadas.

O uso de máscaras é obrigatório.

 

Compartilhe:

Seguro Atividade;

Condutor especializado;

Taxa de acesso ao local;

NÃO INCLUSO NO VALOR PAGO:

Transporte até o ponto de encontro;

Qualquer outro item não mencionado como incluso.

Compartilhe:
  • Roupa confortável de preferência de pernas e mangas compridas;
  • Calcado fechado;
  • Protetor solar;
  • Repelente;
  • Boné, chapéu, óculos… vai da preferência de cada um.
  • Água, lanche;
  • Espírito de aventura e companheirismo.
Compartilhe:

Comentários sobre o destino

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário