Antes de fazer a trilha, você precisa conhecer a história. A sensação de subir pelos mesmos caminhos que nossos antecessores tinham, como uma das únicas opções para a comunicação entre a serra e o litoral, é indescritível. Além claro, do caminho e visuais belíssimos que teremos.

Será um final de semana de muita interação com a natureza, trilhando caminhos repletos de historia, afinal a serra catarinense é cheia de historias. La por 1950, quando a Serra do Rio do Rastro estava em construção, o trânsito dos tropeiros acontecia pela Serra do Oratório. Nas terras da Gaúcha Madereiras, instalou-se por necessidade de escoar a produção com mais velocidade, um cabo aéreo para o transporte das madeiras serradas. O cabo ficava localizado na parte de cima da serra e chegava próximo a cabeceira do Rio Oratório na localidade Cabo Aéreo, o cabo funcionou por 19 anos. 

A trilha em si, começa no sábado pela manhã em Lauro Muller e são cerca de 6 horas caminhando em parte numa antiga estrada rural, e em meio a Mata nativa, em um percurso de aproximadamente 8 km, atingindo uma altitude de 1.412 metros acima do nível do mar, há vários pontos com riachos que precisam ser atravessados e cachoeiras naturais. Pequenas partes se fazem necessário o uso das mãos. Na parte final da trilha, há um ganho considerável de altitude, o que faz com que a trilha seja considerada difícil.  Ao chegarmos ao topo da trilha, haverá pausa para lanche, fotos e em seguida caminharemos por cerca de 5 km por pastagens características do planalto serrano, até chegarmos no local do acampamento. 

A noite haverá janta coletiva (entreveiro, macarronada ou risoto) ao redor de um fogo de chão, onde usaremos esse tempo para conversamos, interagirmos, cantarmos…

No domingo, começaremos a descida, chegando até o ponto inicial da trilha, onde então pegaremos os veículos e retornaremos para casa cheios de histórias para contar.

 

EXTENSÃO Aproximadamente 13 km
ALTITUDE Aproximadamente 1400 metros
DURAÇÃO Em média 7:30 horas
DIFICULDADE Difícil. Saiba mais sobre classificações de trilhas AQUI
INCLUSO
Condutor Especializado Seguro acidente

Jantar

Acessso no local Equipamento de segurança
NÃO INCLUSO
Pacote fotográfico

 

Importante: Menores de 18 anos somente acompanhado pelos pais/responsáveis. Menores de 14 anos, não poderão realizar a trilha.

Por se tratar de atividade na natureza, há risco de animais peçonhentos, portanto o uso de equipamentos de segurança, se orientação do condutor, é obrigatório.

Ao efetuar a inscrição você esta cedendo direito de imagem para eventuais divulgações em mídias sociais.

Compartilhe:
1

7h00: Encontro

Posto Angeloni em frente a Rodoviária de Criciúma SC.
2

8:30h: Chegada

Chegada no local da atividade. Início das instruções.
3

8:50h: Início da trilha

Inicia-se a atividade.
4

17:00h: Retorno

Fim da atividade
Compartilhe:

Comentários sobre o destino

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário