Siderópolis fica a poucos km de Criciúma, no sul catarinense, e  mantém vivas as tradições dos colonizadores italianos através de programas de intercâmbio com cidades italianas, além de valorizar a cultura e a gastronomia durante comemorações locais como a Festa do Colono.

O Principal atrativo turístico é a Barragem do Rio São Bento, maior reservatório de água da região Sul de Santa Catarina. O lago artificial de 450 hectares (equivalente a quase 500 campos de futebol), tem ao fundo o belíssimo cenário da Serra Geral, protegido pela Reserva Biológica Estadual do Aguaí.

O acesso ao reservatório tem uma área aberta ao público, de onde se pode apreciar de perto o vertedouro e todo cenário de entorno. Como mais um atrativo, a torre da Capela de São Pedro foi mantida como memória do local onde a comunidade de mesmo nome se desenvolveu e construiu sua história até ser inundada pelo reservatório.

O Túnel da estrada de ferro que possui 388,45 metros de extensão foi construído em 1942 devido ao crescimento da companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Hoje ainda é usado para dar passagem à estrada de ferro Ferrovia Dona Tereza Cristina.

Um santuário dedicado a natureza, assim pode ser classificado o Aguaí Santuário Ecológico. O local serve deliciosas refeições típicas italianas, apetitosos cafés coloniais, possui trilhas, tirolesa, pedalinhos… um local que vale a pena passar horas e se conectar com a natureza.

Siderópolis é rica em água potável e as cachoeiras são um convite especial aos visitantes durante o verão. A mais procurada é a Cachoeira do Bianchini, localizada às margens de uma rodovia na localidade de Rio Jordão Médio, e é de fácil acesso ao público. Com uma queda d’água de 12 metros e cercada de muito verde, a cachoeira encanta e refresca, tornando-se um ponto de visitação obrigatório para quem quer conhecer as belezas de Siderópolis.

Enfim,  montamos um roteiro ao gosto do cliente.  Nele pode estar incluso  lugares para comer, turismo religioso, turismo arquitetônico, turismo histórico cultural, turismo ecológico (Siderópolis possui trilhas de níveis fáceis a difíceis), turismo rural, cavalgada… Te ajudamos com dicas de hospedagem e locomoção. Entre em contato para maiores informações que personalizamos teu roteiro.

Compartilhe:

Compartilhe:

Comentários sobre o destino

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário