01/05/2021
Data de Saída

Morro Grande é um município localizado no Extremo Sul do Estado de Santa Catarina e possui pouco mais de 3.000 habitantes o qual garante a cidade um ar pitoresco de cidadezinha do interior, cercada de morros, planaltos, planícies, florestas, com rios de água cristalinas e ar puro.

E é aqui no meio dessas paisagens paradisíacas que temos uma das trilhas mais bonitas da região, a trilha do Realengo.

Historicamente a trilha era um caminho de tropeiros. A palavra “tropeiro” deriva de tropa, numa referência ao conjunto de homens que transportavam gado e mercadoria no Brasil colônia. O termo é popularmente usado para designar o transporte de gado da região do Rio Grande do Sul até os mercados de Minas Gerais, posteriormente São Paulo e Rio de Janeiro.

Durante mais de 200 anos, esses bravos caminhantes foram os responsáveis por toda a comercialização e transportes de produtos e informações no Brasil.

É nesse caminho histórico e cheio de magia que após algumas horas de caminhada chegaremos até o Platô do Canion Realengo que fica a 1.300 metros de altitude. Se o dia estiver bem “limpo” conseguimos avistar várias cidades como: Araranguá SC, Criciúma SC, Meleiro SC, Morro Grande SC, Torres RS, parte do litoral, além de toda a planície costeira, borda do Canion Amola Faca já em Timbé do Sul SC e o Monte Negro ponto mais alto do RS com seus 1.410 metros de altitude.

Se formos agraciados pela mãe natureza teremos a sorte de apreciar um dos mais lindos fenômenos região: a cama de nuvens, cujo contraste do branco das nuvens com o azul do céu, e as nuances de rosa e laranja dos raios do sol é uma das coisas mais lindas que você verá.

Costumamos dividir a trilha em 4 pontos. O ponto inicial da trilha é na comunidade 3 Barras em Morro Grande, bem na ponte pênsil que existe ali. Atravessando a ponte começa a primeira parte da trilha que é uma estrada de chão batido que leva aos chalés que tem no vale, seguimos nela por cerca de 5 km. Na segunda parte da trilha há travessia de rios, caminhada pelo meio da mata, com leves subidas. Já na terceira parte da trilha é uma extensa subida mas não tão ingrime com partes lisas e com desmoronamentos. Há 4 pontos para coleta de água. A quarta e ultima parte é onde o filho chora e a mãe não vê, tem uma subida bem ingrime, com pedras lisas e trechos com água, a mata ocila em fechada e aberta.

Ao chegarmos no fim da trilha, temos a Cabeça do Urso e a Garganta do Diabo.

Vale cada passo!

Permita-se viver essa experiência!

Importante: Menores de 18 anos somente acompanhado pelos pais/responsáveis. Menores de 14 anos, não poderão realizar a trilha.

Por se tratar de atividade na natureza, há risco de animais peçonhentos, portanto o uso de equipamentos de segurança, se orientação do condutor, é obrigatório.

Cancelamentos seguem as regras descritas aqui: https://soultrip.com.br/politica-de-cancelamento/

Ao efetuar a inscrição você esta cedendo direito de imagem para eventuais divulgações em mídias sociais.

A permissão e os cuidados necessários para a realização das atividades constam nas SES Nº 258 de 21 de abril de 2020 e  Portaria SES nº 275/2020 e decreto Nº 630, de 1º junho de 2020.

Enquanto perdurar a situação do COVID 19, as trilhas poderão ser postergadas.

Uso de máscaras é obrigatório.

 

Compartilhe:
1

Sábado 07:00 Encontro na Praça Central de Morro Grande

2

07:45 chegada no início da trilha

3

08:00 inicio da atividade

4

Domingo 09:00 inicio da descida

5

13:00 Final da Atividade

Por motivos externos, reservamos-nos ao direito de alterar e/ou modificar o andamento do roteiro e cronograma das atividades sem aviso prévio.

Compartilhe:

Seguro Atividade;

Condutores especializados;

Taxa de acesso ao local;

Fotos disponibilizadas para download;

NÃO INCLUSO NO VALOR PAGO:

Transporte até o ponto de encontro;

Qualquer outro item não mencionado como incluso.

Compartilhe:
  • Roupa e calçado confortável de preferência de pernas e mangas compridas.
  • Protetor solar.
  • Repelente
  • Boné, chapéu, óculos… vai da preferência de cada um.
  • Água, lanche de trilha.
  • Roupa extra
  • Toalha
  • Espírito de aventura e companheirismo
  • Equipamentos de camping.
Compartilhe:
realengo

Comentários sobre o destino

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário