Ao sul de Santa Catarina, encontra-se Treviso, uma cidade de colonização italiana, que fica aos pés da serra, tendo como vizinhos as lindas Lauro Muller, Bom Jardim, Siderópolis e Urussanga.
E é nessa peculiar cidade, que temos uma das trilhas mais difíceis da região Sul de SC, apesar de ser uma trilha relativamente curta. São pouco mais de 6km, considerando a ida e volta porém, bem íngreme.

O nome de Dois Dedos vem, de um grande bloco de rocha irregular, cuja uma das partes alcança cerca de 50 metros, e visto da parte debaixo, parecem 2 dedos. É nessa rocha que praticamente começou todo o setor de escalada da região, tendo inclusive uma via chamada Via Cambruzi conquistada no inicio dos anos 2.000 por escaladores aqui da região.

O ínicio da trilha se dá passando por dentro do rio, com água na altura do tornozelo, adentrando em mata, partes fechadas e partes abertas. A subida é constante, e em alguns trechos é necessário a prática de escalaminhada. A inclinação alterna de moderada a bem acentuada. E aos pés da rocha, nosso ponto final, ou, de cima da pedra menor, a vista é incrível, as escarpas da serra, a garganta do Cânion Cirenaica, as cidades vizinhas… enfim, é surreal o visual.

Importante: Menores de 18 anos somente acompanhado pelos pais/responsáveis. Menores de 14 anos, não poderão realizar a trilha.

Por se tratar de atividade na natureza, há risco de animais peçonhentos, portanto o uso de equipamentos de segurança, se orientação do condutor, é obrigatório.

Ao efetuar a inscrição você esta cedendo direito de imagem para eventuais divulgações em mídias sociais.

A permissão e os cuidados necessários para a realização das atividades constam nas SES Nº 258 de 21 de abril de 2020Portaria SES nº 275/2020.

Enquanto perdurar a situação do COVID 19, as trilhas poderão ser postergadas.

Uso de máscaras é obrigatório.

Compartilhe:
1

7h30: Encontro

Encontro no posto Ipiranga da Rótula de acesso a Siderópolis. Se desejar outro local de encontro, entre em contato para combinarmos.
2

8h15: Chegada

Chegada no local da atividade. Início das instruções.
3

8:30h: Início da trilha

Inicia-se a atividade.
4

15h: Retorno

Fim da atividade
Compartilhe:

Classificação Simplificada

     Atividade: Hiking até a pedra conhecida por Dois Dedos
Altura acumulada na subida: 450 metros
Altura máxima alcançada: 670 metros
Distância do percurso: 6800 metros
Tempo médio de percurso por dia: 6 horas Indicação:  A trilha não é de nível difícil mas exige um bom condicionamento físico pela distância. Indicado para pessoas com disposição para enfrentar longas caminhadas e superar grandes desafios. Necessário uso das mãos para agarrar em árvores e cordas, e no auxílio das subidas mais difíceis.

Classificação simplificada elaborada usando como base a Norma NBR15505-2, para maiores informações técnicas, leia abaixo.

 
Compartilhe:
  • Água para o seu consumo, lanche, medicamentos de uso pessoal.
  • Roupa e calçado confortável de preferência de pernas e mangas compridas.
  • Se desejar, uma muda de roupa extra e um calçado extra para trocar no final da trilha.
  • Mochila de tamanho suficiente para levar seus pertences pessoais.
  • Sacolinha plástica para proteção de celular, máquina fotográfica em caso de chuva.
  • Repelente, protetor solar, sacola para retornar com o lixo produzido.
  • Espírito de aventura e companheirimo.

Importante: Há um restaurante que serve porções, bebidas etc que podemos ir para comer ao término na trilha.

Compartilhe:
Dois Dedos

Comentários sobre o destino

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário