Morro do Campestre – Urubici / SC

Bom, vamos lá, sobre o Morro do Campestre – Urubici / SC…

O município de Urubici é um dos principais destinos da Serra Catarinense para quem gosta do frio, paisagens exuberantes e turismo de aventura. A cidade possui um relevo muito diversificado, cheio de montanhas, cachoeiras e rios, ideal para a prática de esportes como rapel, canoagem, trilhas, voo livre, entre outros. Neste post iremos falar sobre uma bela formação rochosa natural: o Morro do Campestre.

O Morro do Campestre, também conhecido como Morro da Cruz, é um grupo de formações rochosas de arenito, no topo de uma montanha, sobre o vale do rio Canoas, em Urubici. Há uma passagem entre as rochas que parece uma porta ou janela, que pode ser avistada de longe.
Para chegar ao Morro do Campestre, tome como ponto inicial o semáforo no Bairro Esquina. Desse ponto, serão 8 km de estrada de chão (estrada bem boazinha) pela Rodovia SC- 439 (Av. Rodolfo Andermann), em direção ao município de Rio Rufino. Há placas indicando a direção correta e, se estiver vindo pelo outro lado, o GPS te leva bem certinho.

Da estrada, já é possível avistar toda a estrutura que foi feita para atender os visitantes. Para acessar o morro é preciso entrar numa propriedade particular, que te leva até um charmoso café, onde você compra o ingresso (R$15,00 por pessoa, em Maio/2021) e segue a estrada de concreto (cerca de 1,3 km) até o estacionamento Verde ou Azul. O Verde, te deixa aos pés da escadaria, mesclada com rampa, que te levará até o cume do morro, nos altos de seus 1380m acima do nível do mar. O Azul, te deixará um pouco mais abaixo.

Durante toda a subida, há alguns mirantes naturais que te darão uma bela visão do vale, então você pode aproveitar para descansar. A escada/rampa é toda de concreto e com corrimão. Importante: o passeio não é indicado para pessoas com mobilidade reduzida, pois não há possibilidade de acesso que não seja via escadaria.
Quando os estacionamentos estiverem cheios, eles disponibilizam um caminhãozinho adaptado para levar as pessoas até o início da escadaria.
É possível acessar a parte de cima da formação, mas é importante lembrar que, estando sobre a pedra, não haverá apoio nenhum, venta muito e algumas vezes uma vertigem é comum. Então cuidado, o mais importante é a sua segurança!
Lembre de levar casaco, geralmente é bem frio no outono, inverno e início da primavera.

Dica: nesse dia ficamos hospedados na Pousada Tio Ladi (telefone) e conhecemos o Pátio Food Park, onde comemos o delicioso Hamburguer do Patio Burger.

    Mais fotos do local:

Compartilhe:

Sobre o Autor

client-photo-1
Soul Trip
Empresa que tem alma viajante, espírito livre, e a mente focada na melhoria continua das experiências oferecidas aos clientes, e por essa razão não para de procurar treinamentos e capacitação continua para oferecer segurança e conforto, respeitando as normas estabelecidas pela ABNT, e orientações de órgãos reguladores e associações de esportes de aventura.

Comentários

Deixe uma resposta